Existem inúmeros tipos de custos, o termo carrega na integra o significado da palavra custos, de qualquer produto, esse custo varia e tem o valor que irá compensar tanto para empresa como para os consumidores, o custo de um produto carrega alguns elementos, como a mão de obra, despesas, qualidade do produto e entre outros.
Dessa maneira, O termo custo nem sempre é entendido de forma universal e, dependendo do enfoque dos negócios e das atividades desenvolvidas, pode haver variação na sua conceituação. A partir das informações apresentadas no texto, sobre o tema custos relacionados aos ramos empresariais, avalie as afirmações abaixo.
I. O empreendimento em que os processos são mais complexos são os que fabricam produtos.
II. Em um empreendimento prestador de serviços, certamente a parcela que consome mais recursos para o funcionamento do negócio é relativo à remuneração dos colaboradores.
III. A palavra custo também significa o preço original de aquisição de qualquer bem ou serviço, inclusive leigamente; daí se falar em ‘custo de uma obra’, ‘custo de um automóvel adquirido’, ‘custo de uma consulta’.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1: I, apenas.
Alternativa 2: II, apenas.
Alternativa 3: II e III, apenas.
Alternativa 4: I e III, apenas.
Alternativa 5: I, II e III.
Em relação aos ramos empresariais, podemos dizer que está correta a afirmativa I, apenas. Por este motivo, deve ser marcada a alternativa 1.
Análise das afirmações sobre os ramos empresariais:
I – A primeira assertiva está CORRETA, dado que os empreendimentos que estão relacionados com a produção de produtos caracterizam-se como mais complexos.
II – A segunda assertiva está ERRADA, visto que a remuneração dos colaboradores não é a parcela que consome mais recursos para o funcionamento do empreendimento prestador de serviços.
III – A terceira assertiva está ERRADA, uma vez que o preço de custo está relacionado somatória de todos os gastos relacionados ao produto. Ou seja, não refere-se ao preço inicial.